sexta-feira, 30 de abril de 2010
Consumo de energia - Aparelhos portateis e fixos... UPDATE...
Resolvi fazer essa sessao devido a necessidade e importancia de passar meu tao comentado conhecimento sobre aparelhos de portateis...
... Todas as informacoes que colocarei aqui servem para todos os aparelhos que sequem os mesmos principios mostrados aqui...
... Preciso usar um aparelho como referencia para poder tratar plenamente do assunto...
... Por isso usarei o iPod iTouch como referencia ja que faz as coisas que preciso tratar e voces acharam bom eu usar ele porque e' o que eu tenho hoje...
... Bem...
... Comecemos...
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Basicamente...
... Quando mais processamento mais carga e' consumida na tarefa e consequetemente mais rapido a carga do aparelho acabara' independente do tipo de armazenador de carga usado, seja ela uma bateria interna, seja ela pilha recarregavel...
... Por isso temos...
... Quanto mais brilho voce usa na telinha do iPod mais carga e' usada...
... Quanto mais clara, proxima do branco, a imagem for mais carga sera' consumida para mostrar a imagem...
... Alto Falantes dependentes do iPod consomem MUITO mais que Alto falantes independentes como uma caixinha de som de Computador que funciona na tomada...
... O Alto Falante integrado do iPod consome MUITO mais carga que Alto Falantes pequenos e baixinhos...
... Quanto mais alto o volume usado mais carga e' consumida...
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Musicas - Mp3
- Mp3 eh feito em Codigo Hexa-Decimal
- Mp3 e' a tarefa que requer menos processamento por ser a execulsao de um arquivo MUITO pequeno e "simples...
... Contudo, quanto mais complexo o Mp3 mais processamento sera' necessario e consequentemente mais carga sera' consumida...
... E' preciso que o Mp3 seja de 128 kbps para ter o som perfeito e cristalino e fiel e a cima disso voce pode ter apenas ganho em volume...
... Por isso se voce pegar uma musica e fizer um Mp3 de 128 kbps e outro de 256 kbps a execulsao do Mp3 de 256 exigira MUITO mais processamento e consumo de carga...
... Nao estou dizendo para voce nao usar Mp3 com mais que 128 kbps, porque eu sei que voces sao bocais e precisam fazerem palhacadas...
... Eu estou colocando essas informacoes aqui para quem quer de verdade o que presta...
... Porem...
... Os Mp3 com menos que 128 kbps perdem MUITO a qualidade, mas a escolha e' de cada um...
... Um iPod iTouch pode execultar Mp3 de 128 kbps com a tela desligada por pelo menos 24 em fones de ouvido pequenos
... Um iPod iTouch pode execultar Mp3 de 128 kbps com a tela desligada por pelo menos 12 horas com o Alto Falante interno dele na metade do volume...
... Todos os iPods nao descarregam se voce tocar Mp3 neles com eles na tomada...
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Videos - Mp4
- Videos sao arquivos que requerem MUITO mais processamento, carga e ainda por cima precisam terem a telinha do aparelho ligada, mas eh possivel DESENVOLVER o Programa de maneira que voce possa execultar o Video com a telinha desligada para voce APENAS ouvir o som...
... A complexidade do video tambem interfere no processamento, por isso quanto mais complexo o video mais processamento sera' exigido e conseguentemente mais carga sera' consumida...
... A dica e'...
... Se voce vai assistir o video no proprio iPod coloque a qualidade minima confortavel para consumir menos carga e o brilho minimo confortavel para consumir menos carga...
... Se voce vai assistir o video do iPod em uma tela externa e grande, entao e' bom usar videos com qualidade maxima para ficar melhor na telona, mas o ideal eh voce colocar a qualidade de Video a qual RESOLVE seu problema...
... O Minimo Confortavel nao e' fixo e e' de cada um...
... Se voce assistir videos no Ipod com ele na tomada voce descarregara' MUITO mais lentamente e pode ate usar o brilho no maximo...
... Quanto mais claro - Branco - o video for mais consumira' carga...
... O iPod pode passar video com Brilho na metade e usando fones pequenos por 6 horas seguidas...
... O iPod pode passar video com Brilho na metade e usando Alto Falante interno por 1 hora seguida
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Jogos
- Execultar Joguinhos eh a tarefa a qual exige MAIS da Maquina em TODOS os sentidos...
- Jogos nao possuem uma exigencia fixa de processamento, mas a claridade da imagem do jogo funciona como em qualquer outra situacao, entao quanto mais brilho e proxima ao branco a imagem for mais carga sera' consumida...
... Quando mais movel a imagem do jogo for mais processamento sera' necessario...
... Sudocu e' um jogo com a imagem quase parada e por isso consome pouco processamento e consequetemente consumira' menos carga...
sábado, 10 de abril de 2010
Instalacao de Driver ATI no Linux...
A dica do mestre e' voce colocar o arquivo em um local sem outro arquivos com iniciais iguais ou colocar em um local sosinho se for possivel
Eu coloquei o Driver ATI fora da pasta Programas-Linux porque haviam outros arquivos la e eu queria demonstrar tudo
O Terminal so completa o nome ate onde os nomes sao iguais depois disso voce porecisa digitar a proxima letra e se for possivel continuar com o - TAB
Para execultarmos no Instalador que agora e' o Driver ATI precisamos do Comando - ./
O Ponto Barra execulta o Instalador
Digite as iniciais do arquivo e tente completar com - TAB - e se conseguir completar o nome todo tecle ENTER

Continue



Saia - Exit
Para o Driver entrar em funcionamento e' necessario reiniciar o Sistema Operacional
Reinicie o Sistema Operacional

A desinstalacao funciona do mesmo geito
O Desinstalador do Driver-ATI esta nesse lugar
/usr/share/ati
sexta-feira, 26 de março de 2010
A importancia dos jogos...

... As pessoas nao conseguem verem a importancia de joguinhos e resolveremos isso agora...
... Muita gente nao gosta que seus filhos joguem joguinhos em PCs... Um joguinho permite que a pessoas esteja em casa tendo lazer saldavel em sua casa evitando os riscos de estar na rua como sofrer um assidente, ser asaltado, assassinado, perder alguma coisa... Eh obvio que e' melhor a pessoas estar em casa jogando que estar na rua se cansando disnecessariamente, ingerindo alcool, estar em companhias indesejaveis e perdendo um dinheiro que poderia estar sendo usado em algo bom... Se voce se cansa em casa em um joguinho voce pode discansar ou dormir facil enquanto que na rua voce precisa chegar em casa e estar sujeito a coisas indesejaveis ate chegar em casa...
... Nao entendam mal... Eu nao quero insentivar o medo...
... Em casa podemos sofrermos coisas indesejaveis como uma bala perdida ou cair ou se queimar, mas estamos em casa e podemos termos assistencia de outra pessoa em casa ou telefonar por ajuda caso seja possivel telefonar, se esses forem os casos...
... Sabemos que existem pessoas que usam os joguinhos de forma MUITO ruim, mas essa nao e' a questao agora...
... Por MUITOS joguinhos serem simulacao de vida real podemos termos beneficios impagaveis... Um joguinho de carro permite voce correr com os carros dele sem sofrermos assidentes na vida real que podem causarem de prejuizos financeiros `a morte de uma `a varias pessoas ou sobreviver com prejuizos do assidente... A pessoa pode desenvolver nocoes de pilotagem de veiculos e isso pode eliminar a possibilidade de a gente causar algum assidente com consequencias indeterminadas... Claro que a pessoas precisa entender que no jogo sofremos nada, mas a vida real nao e' igual...
... Um joguinho permite a gente viver coisas que na vida real nao seria possivel ou seria indesejavel... Podemos sermos jogadores e tecnicos de Futebol quando quisermos e sem abandonarmos algo de nossa vida que nao queremos abandonarmos... Podemos vivermos um vida underground como em Need For Speed... Podemos controlarmos um Realit Show como no The Sims... Podemos administramos uma cidade como em SimCity ou um Parque De Diversos... Podemos entrarmos na Segunda Guerra Mundial como em BattleField - 1942 ou uma guerra no futuro como em Battlefield - 2142... Podemos partissiparmos de Olimpiadas... Podemos sermos atletas de varios esportes...
... Um joguinhos nos permite treinarmos como um profissional como um Soldado ou apenas termos um laser...
... Podemos entrarmos em um joguinho sempre que pudermos e termos seus beneficios...
... E' claro agora que joguinhos sao uma coisa MUITO seria...
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Linux 3D...
Linux - 3D - Requisitos Minimos...
...
Processadores
- 686
...
Memoria Voluvel
- 128 MBs
...
VGA
- Intel
- GeForce - II
- Radeon 7000
...
Processadores
- 686
...
Memoria Voluvel
- 128 MBs
...
VGA
- Intel
- GeForce - II
- Radeon 7000
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Shaders





Shader - IV - 4 - Fisica Real e Fotorealismo
- Antes dessa Geracao de Shaders as simulacoes de fisica eram processadas pelo Processador Central da Maquina...
Isso limitava MUITO o desenvolvimento de Tecnologias que usassem Fisica como um joguinho, porque nao existia uma Tecnologia eficiente especialista em Fisica por isso os Softwares sofriam, porque era necessario serem feitos MUITO limitados para ser possivel seu uso ou MUITO mais tempo de compilacao como no caso de uma Compilacao de Animacao 3D...
A AMD desenvolveu um recurso especializado em Fisica que ajudou MUITO durante MUITO tempo e ajuda ainda que foi chamado de 3D NOW, mas a Intel nao tinha uma Tecnologia desse tipo e por isso seus usuarios sofriam mais...
Um grupo de desenvolvedores criou um Hardware especializado em Fisica... Essa empresa chamava-se AGEIA e seu Hardware chamava-se Physx... Pouca gente chegou a ter conhecimento dessa empresa e de seu produto... Esse Hardware ajudou MUITO em compilacoes de Animacoes 3D e quem gosta de joguinhos pois as compilacoes demoravam MUITO menos e os joguinhos apresentavam um universo com Fisica Real o que deixava os joguinhos MUITO mais belos e atraentes por isso ajudaram MUITO a venda de jogos... Quanto maior o tamanho da Animacao compilada mais tempo era economizado principalmente em Sistemas Operaciaonais Microsoft que sabemos serem MUITO lentos por serem Binarios... Os usuarios de Linux eram MUITO beneficiados tambem porem MUITO menos que um usuario de Windows pois enquanto uma Animacao demorava 10 Horas para ser ser compilado sem Physx e 7 com a Physx a mesma Animacao demorava 1 Hora no Linux sem o Hardware da AGEIA e 40 Minutos com o Hardware da AGEIA... Uma diferenca de 3 Horas ganhadas no Windows e 20 Minutos ganhados no Linux... Nao estou dizendo que nao houve ganho no Linux... Estou dizendo que os usuarios de Windows reduziram seu sofrimento...
A nVidia estava desenvolvendo seu Hardware de Fisica, mas viu que o Hardware da AGEIA era infinitamente superior mesmo a AGEIA ter desenvolvido seu Hardware em MUITO menos tempo e existindo `a MUITO menos tempo que a nVidia... A nVidia desejava disponibilizar o melhor ao seu publico e sabia que a AMD tinha Know How e ja havia desenvolvido um Hardware de Fisica extremamente PODEROZO e por isso tudo a nVidia comprou a AGEIA... Cada Geracao de Shader marca uma conquista e a Geracao Shader IV marcaria o inicio da era de jogos Fotorealistas e a nVidia nao tinha tempo para estudar a Physx para poder aprimorar ela e fazer sua propria Physx e poder colocar sua propria Physx em sua nova Geracao de VGAs Shader-IV, por isso ela decidio adapitar a ultima Tecnologia Physx `a suas VGAs e imbutir a mais nova Physx nas VGAs Shader-IV...
A AMD lancou suas VGAs Shader-IV com seu poderozo Hardware e fisica que batizou de Havok...
A conquista das VGAs geracao Shader-IV e' o inicio da Era Fotorealismo com Fisica Real... As VGAs com processadores de Fisica Real saos todas `a partir do Shader-IV que iniciam com as GeForces 8 e Radeons HD... Uma VGA com Processadores de Fisica dao um Upgrade Duplo no Hardware que for adicionada porque alem de ser uma Geracao nova ela tira todo o peso de Fisica do Processador Central, por isso voce tem um Upgrade de VGA e de Processador Central ao mesmo tempo ao adcionar uma VGA dessa em seu equipamento... Outra coisa MARAVILHOSA que uma VGA dessa nos da eh uma vida nova aos jogos que foram lancados antes dessa geracao de VGAs, porque alem de ter uma imagem mais bela essas VGAs assumem a fisica dessas jogos e causam efeitos FANTASTICOS neles tambem, bastando voce usar um Driver feito para essas VGAs...
O DirectX que usa a Fisica Real e o Fotorealismo eh o DirectX-10 em diante...
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